Como precificar os produtos para e-commerce?

Como precificar os produtos para e-commerce? Fonte da imagem: Freepik

Já teve insegurança ao precificar os produtos para o seu e-commerce? Se positivo, saiba que a precificação do seu e-commerce é fator estratégico porque afeta diretamente a saúde financeira do negócio. É um processo desafiador, afinal, é preciso analisar uma grande variedade de dados, com intuito de chegar ao melhor preço de venda que te gere lucro, porém sem afastar os clientes.

Levando em consideração a importância do assunto, criamos um guia com estratégias que você pode utilizar para determinar os preços dos seus produtos de forma eficiente. Aqui estão algumas etapas que você pode seguir:

Pesquisa de mercado: 

Comece realizando uma pesquisa de mercado detalhada para entender como seus concorrentes estão precificando produtos semelhantes. Observe os preços médios, promoções especiais e descontos que estão sendo oferecidos. Isso lhe dará uma ideia do panorama do mercado e ajudará a posicionar seus produtos de forma competitiva.

Custos de produção e despesas:

Avalie todos os custos envolvidos na produção, armazenamento, logística e envio dos produtos. Considere custos de matéria-prima, mão de obra, embalagens, frete, taxas de transação do e-commerce, entre outros. Além disso, leve em conta despesas fixas e variáveis, como aluguel de espaço físico, marketing e atendimento ao cliente. Certifique-se de incluir uma margem de lucro razoável para obter retorno sobre o investimento.

Segmentação de clientes:

Conhecer o seu público-alvo e entender o valor percebido pelo cliente é fundamental. Considere fatores como idade, localização, preferências, poder aquisitivo e necessidades específicas. Determine se você está oferecendo produtos de alto valor ou produtos mais acessíveis para atender às demandas do seu público.

Estratégias de precificação:

Existem diferentes estratégias que você pode adotar para precificar seus produtos. Aqui estão algumas opções:

  • Precificação baseada em custos: Adicione uma margem de lucro ao custo de produção para determinar o preço de venda.
  • Precificação baseada na concorrência: Defina preços comparáveis aos dos seus concorrentes diretos.
  • Precificação baseada em valor: Considere o valor percebido pelo cliente e estabeleça preços com base nos benefícios que seu produto oferece em relação à concorrência.
  • Precificação dinâmica: Ajuste os preços de acordo com a demanda e outros fatores, como horário do dia, sazonalidade ou estoque disponível.
E como buscar referências no mercado para apoiar nesse desafio?

Como referência, temos o exemplo da Amazon, que já informou que a política de preços e descontos é uma estratégia importante na aquisição e fidelização de clientes. A gigante do mercado mundial utiliza uma estratégia de precificação dinâmica e altamente automatizada para seus produtos. A Amazon recomenda que os líderes de lojas virtuais devem se aprofundar no tema. Além disso, explica que uma boa prática é levantar a maior quantidade de informações possível. Quanto mais completos forem os dados, maior é a probabilidade da precificação dos produtos do seu e-commerce ser apropriada.

Já o Mercado Livre, conforme mostra o gráfico abaixo, é líder em market share no Brasil. O Mercado Livre recomenda que os líderes de e-commerce sejam rigorosos nos cálculos de precificação, mesmo na casa dos centavos: em larga escala eles podem representar milhares de reais. O Mercado livre reforça que vale a pena comparar o seu preço com o de sua concorrência e avaliar se o preço mais alto se deve a um atendimento ou qualidade superior ou se valores baixos refletem uma postura competitiva.

Fonte do gráfico: Conversion, adaptação AAA Inovação.
Fonte do gráfico: Conversion, adaptação AAA Inovação.

Trace e monitore periodicamente o desempenho das suas estratégias de precificação. Faça ajustes, sempre que necessário. Não se esqueça de olhar para sua taxa de conversão e feedback dos clientes para avaliar a eficácia dos preços estabelecidos. E-commerces de sucesso no mercado atuam de forma assertiva na definição de preço dos seus produtos, tornando-os competitivos e lucrativos. E lembre-se: o preço definido deve ser vantajoso para as duas partes – você, líder do negócio e seu comprador.