Diferentes formas de precificação. Saiba qual a melhor para o seu negócio.

Sabe quais as diferentes formas de precificação?
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A definição de preços é um processo que exige análise e cuidado. Por isso, é importante considerar algumas variáveis ​​que podem influenciar no sucesso do seu negócio. Conhecer as diferentes formas de precificação é importante para a prática do melhor preço, tanto para seus clientes, como para seu negócio.

Existem diferentes formas de precificação. Identifique a que melhor se adequa ao seu negócio:

1. Preço de custo acrescentado:

Basicamente, você faz a conta do custo total para produção (fixos e variáveis) e adiciona a porcentagem de lucro que deseja ganhar em cima. É adequado para empresas que vendem produtos com custos previsíveis e que não estão sujeitos a grandes flutuações no mercado.

2. Preço por valor percebido:

Leva em conta o valor percebido pelo cliente do produto ou serviço oferecido (relação custo-benefício). É uma estratégia adequada para empresas que vendem produtos inovadores, exclusivos e de alta qualidade.

3. Preço por concorrência:

A definição do preço é com base na análise da concorrência, visando aplicar preços competitivos. Pode não ser eficiente para alguns negócios por desencadear uma “guerra de preços”, diminuindo a margem de lucro. É recomendada para negócios que atuam em mercados altamente competitivos.

4. Preço psicológico:

É adotado preços que terminam em números ímpares, como R$ 9,99. Essa tática passa a impressão de que o gasto é inferior, porque faz o consumidor associar o número “quebrado” a um preço menor. Geralmente utilizado por empresas que vendem produtos de consumo com preços relativamente baixos.

5. Preço dinâmico:

Aqui, o ajuste é feito de acordo com a demanda de mercado. É adequado para empresas que vendem produtos em mercados voláteis e em constante mudança.

Lembre-se de que a precificação é algo crucial para a saúde da sua empresa, manutenção de boas margens e negociação com clientes. Então, avalie cuidadosamente o perfil dos seus clientes, o mercado em que atua e a sua estratégia de negócios. Somente depois disso, defina seu preço de venda.