Precificação Dinâmica: vantagens ao usar um software

Precificação Dinâmica: conheça as 6 vantagens ao usar um software. Fonte Imagem: iStock

O que é a precificação dinâmica?

É uma estratégia que permite às empresas alterar os preços dos produtos em tempo real, em resposta a vários fatores, como: demanda, concorrência e outras condições de mercado. 

A adoção da precificação dinâmica é interessante por várias razões, especialmente em ambientes altamente competitivos ou em situações em que a demanda por produtos ou serviços pode flutuar significativamente. 

Aqui estão as principais vantagens de usar softwares de precificação dinâmica:

Maximização de lucros:

Ajuda a maximizar os lucros ajustando os preços com base na demanda. Se a demanda por um produto estiver alta, o preço pode ser aumentado para refletir isso. Da mesma forma, se a demanda cair, o preço pode ser reduzido para estimular as vendas.

Reação em tempo real:

Com o software, as empresas podem reagir rapidamente às mudanças nas condições de mercado. Por exemplo, se um concorrente reduzir seus preços, a empresa pode responder imediatamente ajustando seus próprios preços.

Segmentação de mercado:

Pode ser usada para segmentar o mercado e oferecer preços diferentes para diferentes segmentos de clientes. Por exemplo, clientes que são sensíveis ao preço podem ser oferecidos preços mais baixos durante os períodos de menor demanda.

Análise de dados:

Os softwares geralmente incluem ferramentas de análise de dados. Assim, ajudam as empresas a entender melhor suas vendas e a eficácia de suas estratégias de preços.

Automatização:

Um dos maiores benefícios do software de precificação dinâmica é que ele automatiza o definição de preços. Portanto, gera economia de tempo e esforço.

Personalização:

Permite que as empresas personalizem a experiência do cliente. Oferecem preços baseados em suas interações anteriores, histórico de compras, localização geográfica e outros fatores.

Dentre os modelos de precificação, essa ferramenta busca dois fatores juntos: crescimento e eficiência operacional. Ela pode ser adotada por uma ampla gama de empresas, tanto do setor de varejo como de serviços.

Diferentemente do que estamos acostumados na precificação estática, que como o nome já diz, tem o preço fixo (gráfico à esquerda), a precificação dinâmica (gráfico à direita) ajusta o valor cobrado de um bem ou serviço de acordo com a demanda:

Gráfico. Fonte: Economics Help

Aqui estão alguns exemplos de segmentos que adotam essa ferramenta:

  • Varejistas online: Empresas de comércio eletrônico como Amazon, eBay e outras plataformas de varejo online. Utilizam para ajustar os preços de seus produtos em tempo real. Os fatores analisados são demanda, estoque e atividades dos concorrentes.
  • Companhias aéreas e hotéis: Essas indústrias têm usado há anos para ajustar os preços. Usam como base a disponibilidade de assentos ou quartos e em outros fatores, como eventos locais.
  • Empresas de transporte por aplicativo: Empresas como Uber usam essa precificação (às vezes chamada de “tarifa dinâmica”) para ajustar os preços das corridas com base na oferta e demanda.
  • Vendas de ingressos: Sites de venda de ingressos para eventos, como shows ou jogos de esportes. Também usam para ajustar os preços com base na demanda e na proximidade do evento.
  • Energia: As empresas de energia podem usar para incentivar o uso de energia durante períodos de baixa demanda e desencorajar o uso durante períodos de alta demanda.

A precificação dinâmica possibilita que seu negócio mantenha os preços dentro de uma margem coerente.

Um software de precificação dinâmica atua ao coletar e analisar dados em tempo real e, em seguida, ajustar os preços com base nessas informações. Ele automatiza todo o processo, tornando mais fácil e eficiente para sua empresa ajustar seus preços de acordo com as condições de mercado.

Mas, lembre-se: é importante que leve em consideração a percepção dos clientes e tenha uma estratégia sólida para implementá-la de uma maneira que beneficie tanto a empresa quanto seus clientes.