Você conhece a precificação dinâmica?
A precificação dinâmica é uma estratégia que ajusta automaticamente o preço de um produto com base nas condições do mercado em tempo real.
É uma abordagem que utiliza dados em tempo real para definir o preço adequado para um produto em determinado momento.
A precificação dinâmica geralmente é utilizada em setores em que os preços flutuam rapidamente. Exemplo: setor de varejo, e-commerce e também serviços com transporte e turismo. A estratégia permite que o e-commerce ajuste seus preços de acordo com alguns fatores:
- demanda e oferta atual
- sazonalidade
- estratégia da concorrência
- cenário econômico
- eventos ocorrendo em sua região de atuação
- aumento do preço da matéria-prima ou dos fornecedores
Como ocorre na prática?
Os algoritmos usados na precificação dinâmica coletam e analisam dados em tempo real de várias fontes, como histórico de vendas, inventário, preços dos concorrentes, dados de pesquisa de mercado e outros indicadores relevantes. Com base nesses dados, os algoritmos podem ajustar automaticamente o preço de um produto ou serviço para maximizar a receita ou lucro. Alguns softwares fazem essa análise automaticamente, otimizando o processo.
De acordo com a Forbes, a precificação dinâmica é a arma secreta usada pelas empresas mais bem-sucedidas do mundo. Uber, Amazon e Airbnb têm uma coisa em comum – além do rápido crescimento, criando mercados totalmente novos e esmagando a concorrência – todos os três precificam dinamicamente e entendem que a precificação dinâmica é um fator chave para o crescimento e sucesso.
A precificação dinâmica possibilita que seu negócio mantenha os preços dentro de uma margem coerente. Mas, lembre-se: somente isso não é o suficiente para a lucratividade da sua empresa. É importante pensar de maneira global e traçar estratégias, aproveitando tais informações para elaborar e colocar em prática um plano de ação capaz de destacar o seu e-commerce.