A importância da precificação no fluxo de caixa

Saiba a importância da precificação no fluxo de caixa. Fonte: Imagem Freepik.
Saiba a importância da precificação no fluxo de caixa. Fonte: Imagem Freepik.

A importância da precificação no fluxo de caixa deve ser levada sempre em consideração, pois o preço dos produtos ou serviços oferecidos afeta diretamente as receitas e, consequentemente, o fluxo de entrada de recursos.

Se a empresa precifica seus produtos ou serviços muito abaixo do adequado, pode ter dificuldades para cobrir seus custos e gerar lucro, o que pode afetar negativamente o fluxo de caixa. Por outro lado, se a empresa precifica alto, afasta clientes e perde vendas, o que afetará o fluxo de caixa.

Que a correta precificação dos produtos é um fator estratégico, já sabemos, certo? Porém, não é uma tarefa fácil. Por esse motivo, é preciso analisar uma série de fatores, como o preço dos concorrentes, o valor percebido pelo público, os custos detalhados, entre outros.

Para te apoiar nessa análise, separamos orientações valiosas. Fique por dentro:

Conheça o custo do seu produto ou serviço: 

Para isso, é preciso realizar um processo de apuração de custos que envolve três etapas principais:

  • Identificação dos custos diretos: são os custos que podem ser diretamente alocados ao produto, como matéria-prima, mão-de-obra e despesas variáveis de produção.
  • Identificação dos custos indiretos: são os custos que não podem ser alocados diretamente ao produto, como aluguel, energia elétrica, água, etc.
  • Cálculo dos custos totais: uma vez identificados os custos diretos e indiretos, é necessário somá-los para obter o custo total. Esse valor deve ser comparado com o preço de venda para garantir a lucratividade do negócio.
Busque fornecedores com preços vantajosos:

Além de conhecer e reduzir os custos diretos e indiretos, para obter uma margem de lucro sustentável, é importante ter fornecedores com preços competitivos.

Avalie a percepção de valor do seu produto:

Avaliar a percepção do público-alvo pode ser feita de diversas maneiras, dependendo do contexto e dos objetivos da avaliação. Algumas das formas são: pesquisa de mercado, análise de dados das mídias sociais, indicadores de vendas e feedback dos clientes. O feedback dos clientes, por exemplo, pode ser uma fonte valiosa de informação sobre a percepção do público-alvo. Você pode coletar feedback por meio de pesquisas de satisfação do cliente, avaliações de produtos ou serviços, entre outras técnicas.

Pesquisa sua concorrência e os preços praticados:

Sempre é importante olhar para os seus concorrentes e conhecer o preço médio de venda praticado por eles. Aplique a técnica de benchmarking, busque referências e boas práticas realizadas pelos concorrentes. O intuito não é fazer igual, mas sim entender as melhores práticas e adaptar dentro de sua empresa.

Saiba claramente a margem de lucro desejada:

Considerar apenas os custos incorridos sobre seu produto ou serviço e analisar sua concorrência pode ser muito arriscado. Você precisa definir a margem de lucro adequada para manter o seu negócio sustentável e lucrativo, visando seu crescimento. Inicialmente, determine a margem de lucro a ser atingida. Na sequência, tenha uma estratégia para chegar nesse resultado. Exemplo: aumentar o valor do produto ou serviço, realizar vendas em escada ou reduzir ao máximo os seus custos.

Dessa forma, conclui-se que uma precificação adequada e estratégica pode contribuir para a geração de receitas e para o equilíbrio financeiro da sua empresa, o que impacta diretamente no fluxo de caixa. Além disso, a análise da precificação no fluxo de caixa pode ajudar a identificar oportunidades de crescimento e expansão do negócio, bem como aperfeiçoar a gestão financeira e suas tomadas de decisão.